English
Lacunas de conhecimento da flora e dos fungos do Brasil


versão: 
O objetivo desse sistema é facilitar a identificação de lacunas de informação taxonômica e de distribuição geográfica sobre a flora do Brasil por especialistas. Os relatórios gerados pelo sistema “Lacunas” utilizam como base informacional a Lista de Espécies da Flora do Brasil (versão 2012) e os dados dos acervos disponibilizados no Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, que por sua vez tem como base de informações a rede speciesLink.

Os relatórios apresentados refletem as opções feitas pelo usuário através da utilização dos filtros e apresenta as espécies agrupadas em 4 categorias: (I) sem registros no Herbário Virtual; (II) de 1 a 5 registros; (III) de 6 a 20 registros; e, (IV) com mais de 20 registros. Esta divisão segue a lógica de utilização de dados para modelagem da distribuição geográfica de espécies, onde com até 5 pontos obtém-se um modelo preliminar, entre 6 a 20 pontos um modelo exploratório e com mais de 20 pontos um modelo com uso potencial para a tomada de decisão. Na frente dos nomes das espécies estará o número de registros encontrados de acordo com os critérios estabelecidos pelo usuário. Além disso, se a espécie constar como endêmica na Lista de Espécies da Flora do Brasil, ao lado do nome será apresentado o ícone . Caso a espécie esteja listada em um dos anexos da Instrução Normativa MMA nº 06, ao lado do seu nome será apresentado o ícone para espécies ameaçadas de extinção (Anexo I) e para as espécies com deficiência de dados (Anexo II).

Caso a espécie esteja na lista de espécies ameaçadas de extinção da Fundação Biodiversitas, ao seu nome estará associada uma sigla ( Extinta, Extinta na Natureza, Criticamente em Perigo, Em Perigo, Vulnerável ). Estas siglas indicam o grau de ameaça seguindo os critérios da IUCN. Além disso, logo abaixo, é possível gerar um relatório das espécies presentes nos Anexo I e Anexo II da Instrução Normativa MMA nº 06.

 

Uso esperado dos relatórios

Os relatórios apresentados pelo sistema “Lacunas” necessitam do conhecimento do especialista para poder servir de base para a elaboração de estratégias de pesquisa e fomento, assim como auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas considerando os compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção sobre Diversidade Biológica. Espera-se que o relatório, juntamente com a análise de especialistas, possa: Para o desenvolvimento dessa ferramenta, o INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos recebeu apoio do CNPq através do programa SisBiota.